TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Teses de Doutorado Defendidas: 2009

Co-Evolução da Mudança Tecnológica e Intitucional em Sistema de Inovação: Análise Histórica da Indústria de Álcool Combústivel no Brasil.

Autor: Fabrício Brollo Dunham.
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins e Denise Lima Fleck.

Resumo

A proposta do estudo de tese é explorar a co-evolução entre a mudança tecnológica e a mudança institucional em sistemas de inovação. A hipótese de trabalho é que a mudança institucional é uma condição necessária à mudança tecnológica.

A metodologia utilizou a análise indutiva de pesquisa qualitativa, tendo o Sistema de Produção e Inovação em Álcool Combustível-SPIAC como estudo de caso. Após recolher as informações históricas sobre o SPIAC, o caso foi estruturado a partir dos processos de transformação de Hekkert et al (2007).

O trabalho verifica que a mudança institucional é uma condição necessária à mudança tecnológica, mas não é suficiente. A mudança institucional e tecnológica deve vir acompanhada da geração/captura de valor pelos agentes envolvidos.

A mudança institucional gera valor ao possibilitar os arranjos que permitem gerar e capturar o valor originado na mudança tecnológica. O bom desenvolvimento da mudança institucional possibilita a construção de um ciclo virtuoso de geração e captura do valor originado pela mudança tecnológica, indicando a existência de um mecanismo de auto-reforço.