TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2012

Análise do Setor de Energias Renováveis utilizando a Prospecção Tecnológica.

Autora: Cláudia Braga Jacques Foss de Oliveira.
Orientadora: Adelaide Maria de Souza Antunes.

Resumo

A escassez de reservas de petróleo, o aquecimento global e o aumento da rigidez das legislações e regulamentações ambientais, tornaram a procura por energias alternativas ao petróleo o tema central da discussão econômica no mundo todo.

O mercado de energia está vivendo uma fase de grande dinamismo, com investimentos crescentes no uso de fontes de energia renováveis e em "inteligência energética" (informação, conhecimento e conservação de energia), além de pesquisa tecnológica e do investimento em negócios envolvendo tais fontes de energia.

Desta forma, a presente dissertação busca apresentar as principais fontes alternativas de energia, através da prospecção tecnológica, destacando a importância da propriedade intelectual, no que diz respeito às patentes, seu objeto e principais depositantes, de forma a revelar o cenário atual do setor de energias renováveis no mundo.

Este tipo de estudo é particularmente direcionado para o apoio a empresas do setor de energia, principalmente aquelas pertencentes ao ramo do petróleo, já que permite identificar futuras possibilidades de negócios.

A prospecção tecnológica, e sua análise, identificaram o compartilhamento de interesses entre os principais países depositantes de documentos de patente no setor de energias renováveis no mundo, a saber: Estados Unidos, Japão, Alemanha e China.

A metodologia empregada permitiu a avaliação da distribuição dos depósitos de documentos de patente ao longo do tempo, a identificação dos principais atores atuando no setor e a real situação do Brasil, em termos de atuação no campo das energias renovavéis, em relação ao resto do mundo.