TPQB TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Busca 
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Atenção: O período em que os Candidatos aprovados para o Mestrado (Acadêmico ou Profissional) deverão acessar a Intranet do TPQB para completar o cadastro vai de 29/08/2017 a 31/08/2017. Só então o acesso será liberado.
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!
Atenção: O período em que os Candidatos aprovados para o Mestrado (Acadêmico ou Profissional) deverão acessar a Intranet do TPQB para completar o cadastro vai de 29/08/2017 a 31/08/2017. Só então o acesso será liberado.
This is an example of a HTML caption with a link.
Formulário de Busca
×

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2008

Análise Competitiva do Mercado de Cosméticos: Um Estudo de Caso Brasil - Emirados Árabes Unidos.

Autora: Luciana Santos Gama.
Orientadora: Suzana Borschiver.

Resumo

Neste trabalho, o referencial teórico reporta-se à evolução do planejamento estratégico e ao modelo das cinco forças competitivas que determinam a intensidade da concorrência na indústria. Relata-se também o estudo de empresas brasileiras que atuam no mercado de cosméticos nacional e que procuram ampliar seus mercados investindo em exportações para os Emirados Árabes Unidos.

O estudo de caso do mercado árabe identifica tendências que refletem ameaças, fatores de sucesso e oportunidades para as exportações brasileiras. A partir do estudo, constatou-se que a categoria de cosméticos identificada como uma das principais oportunidades para exportações pelas empresas brasileiras, é a de produtos capilares: shampoos e cremes hidratantes, que baseado no panorama sobre o consumo de artigos desta categoria, pelos consumidores árabes, destaca-se por serem classificados como os produtos que possuem o maior volume de vendas no mercado emirático.

Os resultados encontrados indicam a descrição do comportamento estratégico a ser seguido por empresas de cosméticos que desejam atuar com sucesso, naquele mercado, segundo o modelo de gestão "Análise Estrutural da Indústria" de Michael Porter que determina a atração relativa de um mercado.