TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!

Dissertações de Mestrado Defendidas: 2010

A Química Verde e o papel da Catálise no contexto da Inovação e do Desenvolvimento Tecnológico Sustentável.

Autor: Antônio Calil Neto
Orientadores: Maria José de Oliveira C. Guimarães, Estevão Freire.

Resumo

A necessidade de preservação da saúde humana e do meio ambiente tem sido, nas últimas décadas, objeto de conferências e debates de âmbito mundial. Sendo a indústria química responsável pela produção de produtos aplicados em praticamente todos os setores produtivos da economia, a ênfase conferida a processos químicos comprometidos com a "ecologia industrial" tem se acentuado notadamente nos últimos anos, alçando a química verde à pauta acadêmica, governamental e empresarial como instrumento do desenvolvimento sustentável. Dentre os princípios que a regem, a catálise tem se destacado como chave para o desenvolvimento sustentável no contexto da inovação tecnológica.

A presente dissertação objetiva a realização de estudo prospectivo sobre química verde e catálise, visando a análise de tendências e o acompanhamento do desenvolvimento tecnológico do setor, utilizando três bases de patentes para exame - USPTO, Espacenet, INPI - e o portal Delphion. De início, foram avaliados 524 documentos de patentes e destes, 161 (31%) foram submetidos às análises macro, meso e micro, haja vista que os demais não se inseriram no objeto da presente pesquisa.

Verificou-se a predominância de documentos de patentes depositados por empresas dos EUA tanto na base americana USPTO como no portal Delphion e de documentos de patentes depositados por universidades chinesas na base européia (Espacenet). A base americana e o portal apresentaram dados convergentes, em sua maior parte, tendo a USPTO exibido um maior número de documentos de patentes que utilizaram catálise heterogênea e homogênea, revelando um fenômeno de queda gradual de barreiras entre os dois tipos de catálise, aproveitando-se as vantagens de cada uma, conforme demanda do processo de inovação tecnológica.