TPQB TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos TPQB - Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Busca 
Intranet
Por favor, digite ou corrija o CPF!
Por favor, digite sua Senha!
Lembrar Senha
Por favor, digite ou corrija o E-Mail!
This is an example of a HTML caption with a link.
Formulário de Busca
×

Páginas dos Livros nos Sites das Editoras

Ver Legenda   Página Existente
  Página não encontrada

  1. A Aprendizagem Tecnológica no Brasil
  2. Análise Térmica de Materiais
  3. Aproveitamento Energético e Caracterização de Resíduos de Biomassa
  4. Biocatálise e Biotransformação
  5. Biocombustíveis no Brasil
  6. Biomassa para Química Verde
  7. Chemistry Beyond Chlorine
  8. Compositional Grading in Oil and Gas Reservoirs
  9. Controle e Monitoramento de Poluentes Atmosféricos
  10. Dinâmica, Controle e Instrumentação de Processos
  11. Economia da Energia
  12. Engenharia de Processos
  13. Gestão em Biotecnologia
  14. Glycerol - A Versatile Renewable Feedstock for the Chemical Industry
  15. Handbook of Fruit and Vegetable Flavors
  16. Inovação - O Combustível do Futuro
  17. Mapeamento Tecnológico de Polímeros Furânicos
  18. Modelagem Composicional de Frações de Petróleo - Vol. 1
  19. Modelagem e Controle na Produção de Petróleo
  20. Olefinas Leves - Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
  21. Oportunidades em Medicamentos Genéricos
  22. Panorama e Perspectivas da Estocagem Geológica de Gás Natural
  23. Patenteamento & Prospecção Tecnológica no Setor Farmacêutico
  24. Planejamento de Experimentos usando o Statistica
  25. Potencialidades do Cajueiro
  26. Processos Inorgânicos
  27. Reologia e Reometria - Fundamentos Teóricos e Práticos
  28. Reúso de Água em Processos Químicos
  29. Setores da Indústria Química Orgânica
  30. Technology Roadmap
  31. Tecnologia do Hidrogênio
  32. Tecnologia Enzimática
  33. Tecnologias de Produção de Biodiesel
  34. Technological Trends in the Pharmaceutical Industry
  35. Tendências Tecnológicas no Setor Farmacêutico
×

Processo Seletivo: Edital do Mestrado para 2017

Edital Nº 330 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo seletivo de candidatos para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico (MA) e Mestrado Profissional (MP) do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ para o ano letivo de 2017.

1. Preâmbulo

1.1 A Comissão de Avaliação do Programa, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7º da Regulamentação Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Anexo à Resolução CEPG nº 1 de Dezembro de 2006) e artigo 12º, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (anexo à Resolução CEPG Nº 2 de Dezembro de 2006), torna público aos interessados os períodos de inscrição no processo seletivo de candidatos, para o preenchimento de vagas nos cursos de mestrado acadêmico (MA) e mestrado profissional (MP) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (TPQB) para o ano letivo de 2017.

1.2 O candidato estrangeiro que desejar se inscrever no processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico do TPQB, e requerer bolsa de estudos por meio do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), bem como de outros acordos internacionais de cooperação educacional, deverá observar também as normas e editais da CAPES ou do CNPq, disponíveis na Internet (http://www.capes.gov.br e http://www.cnpq.br) ou da agência financiadora da cooperação.

1.3 O presente Edital foi aprovado pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em reunião realizada em 13/09/2016.

1.4 Outras informações sobre o Programa e sobre os Critérios de Avaliação podem ser obtidas no endereço eletrônico (http://tpqb.eq.ufrj.br).

2. Do Número de Vagas

2.1 O número de vagas oferecidas no Mestrado Acadêmico é de 60 (sessenta) no primeiro período de 2017 e 60 (sessenta) no terceiro período de 2017, obedecida a pontuação mínima de 50,0 pontos.

2.2 O número de vagas oferecidas no Mestrado Profissional é de 25 (vinte e cinco) no primeiro período de 2017 (Ênfase em Biocombustíveis) e 25 (vinte e cinco) no terceiro período de 2017 (Ênfase em Petroquímica e Fertilizantes), obedecida a pontuação mínima a ser definida pela Comissão de Avaliação do Programa.

2.3 O Colegiado do TPQB poderá deliberar sobre aumento, diminuição ou remanejamento das vagas ofertadas no parágrafo 2.1 do presente Edital, conforme previsto no artigo 12, incisos III e IV, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da UFRJ (Anexo à Resolução CEPG N° 3, de 11 de dezembro de 2009).

3. Da Inscrição no Processo Seletivo

3.1 Poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, os portadores de título de graduação ou os que concluírem o curso de graduação em Engenharia Química ou áreas afins até o prazo estabelecido no Anexo do presente Edital.

3.2 São consideradas áreas afins:

3.2.1 Para o Mestrado Acadêmico: engenharia de bioprocessos, engenharia de alimentos, química industrial, química, bioquímica, farmácia, outras engenharias, física, matemática, biologia, microbiologia, nanotecnologia e biotecnologia.
3.2.2 Para o Mestrado Profissional: química industrial, engenharia de bioprocessos e química (bacharelado).
3.2.3 O aceite da inscrição com formação diferente das mencionadas no item 3.2 fica sujeito à análise da comissão de seleção, que avaliará a adequação do trabalho desenvolvido no mestrado às linhas de pesquisa do TPQB.

3.3 O candidato deverá optar, ao preencher o formulário de inscrição, pelo Mestrado Acadêmico ou Mestrado Profissional. Não será aceita inscrição nos dois cursos de mestrado do TPQB para o mesmo período letivo.

3.4 Cursos de graduação realizados no exterior serão analisados pela Comissão de Seleção. Os candidatos selecionados e que tenham realizado cursos de graduação no exterior terão um prazo de no máximo 12 meses, a partir do início do curso, para apresentação do diploma revalidado pelos órgãos competentes.

3.5 Não poderão se inscrever no Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, ex-alunos que tenham sido afastados por insuficiência de rendimento.

3.6 A inscrição no Processo Seletivo será realizada em duas etapas:
ETAPA 1) Preenchimento de formulário on-line disponível no endereço eletrônico: http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/ , conforme cronograma no Anexo do presente Edital.

ETAPA 2) Entrega da documentação comprobatória na Secretaria do Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (TPQB) ou postagem no correio endereçada ao TPQB, conforme cronograma no Anexo do presente Edital.

3.6.1 A data limite de postagem no correio é o prazo final de entrega da documentação impressa na secretaria do TPQB, sendo recomendável a utilização de serviço de remessa postal expressa, com aviso de recebimento (AR). Documentos recebidos que tenham sido enviados fora do prazo estabelecido no calendário do processo seletivo serão desconsiderados.
3.6.2 A documentação a ser apresentada inclui:
» Cópia do formulário de inscrição preenchido no site do TPQB. O candidato deverá imprimir o formulário on-line para um arquivo PDF ou exportá-lo como PDF.
» Carta de Intenções explicando os motivos pelos quais deseja realizar o curso de Mestrado do TPQB. Essa carta deve ser datada e assinada pelo candidato.
» Cópias de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista, passaporte (para candidatos estrangeiros);
» Cópia, em frente e verso, do Diploma de Graduação;
» Histórico Escolar do Curso de Graduação, constando coeficiente de rendimento acumulado (na faixa de zero a dez) ou declaração oficial da Instituição emissora constando o coeficiente de rendimento acumulado e o número de períodos cursados;
» Uma foto 3x4 (nome do candidato no verso);
» Comprovantes de publicação de resumos, trabalhos em congresso (é obrigatória a apresentação da cópia do resumo/trabalho e certificado de apresentação ou cópia da capa e índice dos anais), artigos em revistas, patentes etc.;
» Declaração do orientador de Iniciação Científica, comprovando o tempo dedicado à IC;
» Declaração do professor responsável ou Chefe de Departamento, comprovando o número de semestres dedicados à monitoria;
» Comprovantes de experiência profissional: atividades em Instituto de Pesquisa ou Ensino.

Endereço da Secretaria do Programa de Pós-Graduação:
Centro de Tecnologia
Av. Athos da Silveira Ramos, 149
Bloco E - Sala 200 - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP 21941-909
Tel: (21) 3938-7565 (Secretaria)
Fax: (21) 3938-7616
E-mail: tpqb@eq.ufrj.br
Horário de Atendimento: 10h às 15h.

ATENÇÃO: A não comprovação de qualquer item informado no formulário de inscrição implicará em exclusão sumária do candidato do processo seletivo. Os documentos somente serão aceitos se estiverem com encadernação em espiral e na mesma ordem do formulário on-line.

3.6.3 O TPQB não se responsabilizará por qualquer erro, extravio ou atraso na entrega dos documentos por parte dos Correios. É de responsabilidade do candidato a verificação, junto à Secretaria, da confirmação do recebimento de toda a documentação por ele enviada dentro do prazo estabelecido no cronograma previsto no Anexo ao presente Edital.
3.6.4 O candidato que esteja concluindo a graduação nas áreas aceitas pelo TPQB, deverá apresentar declaração oficial da IES, atestando que está inscrito nas últimas disciplinas do curso e indicando a possível data da conclusão ou colação de grau, assim como cópia do Histórico escolar do curso de graduação.

4. Dos Critérios de Avaliação

4.1 A avaliação para a seleção será de caráter classificatório, utilizando-se a pontuação obtida pelo candidato no preenchimento do formulário eletrônico de acordo com os critérios disponíveis em http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/ e comprovada pela documentação impressa.

4.2 A comissão de seleção recalculará a pontuação do candidato, mediante divergência entre ficha de inscrição preenchida online e documentação comprobatória entregue. Será considerada válida a nota calculada pela comissão de seleção, podendo o candidato recorrer do resultado, seguindo as datas estabelecidas no calendário Anexo deste edital.

4.3 A comissão de seleção é soberana quanto à aplicação dos critérios de avaliação e seleção definidos no presente Edital e seu Anexo. Os critérios de avaliação estão disponíveis no site do TPQB (http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/).

5. Resultado e Classificação

5.1 O resultado, após análise da documentação impressa, será divulgado no site do TPQB, nas datas estabelecidas no cronograma em Anexo deste Edital. Será divulgada uma listagem, em ordem alfabética, contendo a relação dos candidatos e as respectivas notas. Serão divulgados os candidatos aprovados e selecionados, aprovados em lista de espera e não aprovados.

5.2 O candidatos aprovado será classificado pela ordem decrescente das notas obtidas após a análise da documentação impressa.

5.3 O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do TPQB após o período de interposição e análise dos recursos.

5.4 Em caso de empate no número de pontos obtidos pelos candidatos, será utilizado como critério de desempate o maior Índice de Graduação (IG) do candidato.

5.5 Em caso da existência de vagas remanescentes, a coordenação do Programa poderá, a seu critério, chamar os candidatos aprovados da lista de espera, obedecendo à ordem de pontuação da listagem estabelecida pela comissão de seleção.

6. Recursos

6.1 Qualquer candidato poderá solicitar recurso, com a devida justificativa de todas as etapas do processo seletivo, desde que obedecidas as datas estipuladas no calendário Anexo do presente Edital.

6.2 A interposição de recurso deverá ser encaminhada à Secretaria do TPQB, no horário de atendimento estabelecido no parágrafo 3.6.2.

6.3 O resultado dos recursos será divulgado no site do TPQB, seguindo o calendário Anexo do presente edital

7. Matrícula

7.1 Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula e inscrição em disciplinas de acordo com a Estrutura Curricular disponível no endereço eletrônico http://tpqb.eq.ufrj.br . O período de matrícula será divulgado pela secretaria do TPQB, juntamente com o resultado final do Processo Seletivo e ficará disponível no site do TPQB.

7.2 O candidato selecionado que venha a se matricular no curso de mestrado do TPQB deverá comprovar proficiência na língua inglesa, conforme critérios estabelecidos pela Resolução TPQB nº 01/2015, disponível no site do TPQB
(http://tpqb.eq.ufrj.br/download/resolucao-do-tpqb-01-2015.pdf)

8. Concessão de bolsas

8.1 A seleção do candidato no processo seletivo, como previsto no presente Edital, não garante a concessão de bolsa de estudos.

8.2 Os candidatos selecionados para o Curso de Mestrado Profissional NÃO estão qualificados a receber bolsas da cota do Programa concedida pelas agências de fomento.

8.3 Só serão implementadas bolsas do Programa aos alunos que já tiverem concluído o curso de graduação.

9. Disposições Gerais

9.1 Ao se inscrever no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as cláusulas e condições estabelecidas no presente Edital e seu Anexo.

9.2 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que prestar declarações ou apresentar documentos falsos.

9.3 Os candidatos não classificados terão 30 dias após a classificação final para fazer a retirada de sua documentação na Secretaria. Após esse período, a documentação remanescente será descartada.

9.4 Maiores informações:
Tel.: (21) 3938-7565; e-mail: selecaotpqb@eq.ufrj.br ou tpqb@eq..br
Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Química/UFRJ
Centro de Tecnologia, Bloco E, 2º andar, sala 200
Ilha do Fundão, CEP: 21949-900.

Verônica Maria Araújo Calado
Coordenadora da Pós-Graduação
Eduardo Mach Queiroz
Diretor da Escola de Química

Links Recomendados: