TPQB

TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ

Processo Seletivo: Edital do Doutorado para 2015

Edital Nº 300 (TPQB/EQ/UFRJ) - Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ para 2015.

1.1 A Comissão de Avaliação de Pós-Graduação da Escola de Química da UFRJ, no uso de sua atribuição fixada no artigo 7º da Regulamentação Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (anexo à Resolução CEPG nº 1 de dezembro de 2006) e artigo 12º, inciso I, da Regulamentação das Comissões de Pós-Graduação e Pesquisa da Pós-Graduação Stricto Sensu e das Comissões Deliberativas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (anexo à Resolução CEPG nº 2 de dezembro de 2006), torna público aos interessados que estão abertas as inscrições no processo seletivo de candidatos, para o preenchimento de vagas no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (TPQB) para o ano letivo de 2015.

1.2 O presente Edital foi aprovado pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação em reunião realizada em 15/09/2015.

1.3 Outras informações sobre o Programa e sobre os Critérios de Avaliação podem ser obtidas no endereço eletrônico (http://tpqb.eq.ufrj.br).

2. Da Inscrição no Processo Seletivo

2.1 Poderão se inscrever no processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, os portadores de título de Mestrado ou aqueles com dissertação de Mestrado defendida até a data prevista no cronograma Anexo do presente edital, que se enquadrem nas duas seguintes categorias:
» Graduação em Engenharia Química ou em áreas afins, definidas no item 2.2 deste Edital.
» Título de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ ou de outros Programas de Pós-Graduação devidamente certificados pela Capes.

2.2 São consideradas áreas afins: engenharia de bioprocessos, engenharia de alimentos, química industrial, química, bioquímica, farmácia, outras engenharias, física, matemática, nanotecnologia, biologia, microbiologia, nutrição e biotecnologia. Cursos de Graduação e Mestrado feitos no exterior serão analisados pela Comissão de Seleção. Os candidatos selecionados e que tenham realizado cursos no exterior terão um prazo de no máximo 12 meses, a partir do início do curso, para apresentação do diploma revalidado pelos órgãos competentes.

2.3 De acordo com a formação em nível de Graduação e Mestrado, os alunos estarão sujeitos a cursar diferentes disciplinas obrigatórias e eletivas para completar os 36 créditos exigidos no Regulamento do Programa, segundo critérios da Comissão de Seleção, disponíveis no endereço eletrônico (http://tpqb.eq.ufrj.br).

2.4 Não poderão se inscrever no Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ, ex-alunos deste Programa que tenham sido afastados por insuficiência do coeficiente de rendimento.

2.5 A inscrição no Processo Seletivo compreenderá duas etapas:
ETAPA 1) Preenchimento de formulário on-line disponível no endereço eletrônico: http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/ , conforme cronograma no Anexo do presente Edital. É imprescindível que o candidato preencha corretamente todo o formulário;

ETAPA 2) Entrega da documentação comprobatória na Secretaria do Programa de Tecnologia dos Processos Químicos e Bioquímicos (TPQB) ou postagem no correio endereçada ao TPQB, conforme cronograma no Anexo do presente Edital.

2.5.1 A data limite de postagem no correio é o prazo final de entrega da documentação impressa na secretaria do TPQB, sendo recomendável a utilização de serviço de remessa postal expressa, com aviso de recebimento (AR). Documentos recebidos que tenham sido enviados fora do prazo estabelecido no calendário do processo seletivo serão desconsideradas.

A documentação necessária inclui:
» Curriculum Vitae devidamente comprovado através de documentação;
» Fotocópias de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certificado de Reservista, passaporte (para alunos estrangeiros);
» Fotocópia do Diploma de Graduação;
» Fotocópia do Diploma de Mestrado ou Ata de Defesa ou Declaração de Data de Defesa emitida pelo Programa de Pós-Graduação;
» Histórico Escolar do Curso de Graduação;
» Histórico Escolar do Curso de Mestrado;
» Proposta de Tese e Plano Didático elaborados de comum acordo com o(s) respectivo(s) orientador(es) (conforme modelo disponível em http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo);
» Uma foto 3x4 (nome do candidato no verso);
» Comprovantes de publicação de resumos, trabalhos em congresso (no caso de trabalho completo, é obrigatório a apresentação da cópia do trabalho nos anais do evento e a cópia da capa e índice dos anais), artigos em revistas, livros, capítulos de livro, patentes, etc.
» Declaração do orientador de Iniciação Científica, comprovando o tempo dedicado à IC;
» Declaração do professor responsável ou Chefe de Departamento, comprovando o número de semestres dedicados à monitoria;
» Comprovantes de experiência profissional: atividades em Instituto de Pesquisa e de Ensino e atividades em empresas;

2.5.2 A inscrição do candidato deverá ser validada eletronicamente (http://tpqb.eq.ufrj.br) pelo orientador (membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) no período estabelecido no cronograma Anexo do presente Edital

2.5.3 A inscrição do candidato só será avaliada pela Comissão de Seleção após a validação pelo orientador e posterior emissão de recibo (guichê eletrônico).

2.6. Endereço da Secretaria do Programa de Pós-Graduação:
Centro de Tecnologia
Av. Athos da Silveira Ramos, 149
Bloco E - Sala 200 - Ilha do Fundão
Rio de Janeiro - Brasil - CEP 21941-909
Tel: (21) 3938-7565 (Secretaria)
Fax: (21) 3938-7616
E-mail: tpqb@eq.ufrj.br
Horário de Atendimento: 10h às 15h.

3. Dos Critérios de Avaliação

3.1 A avaliação para a seleção será de caráter classificatório, utilizando-se a pontuação obtida pelo candidato no preenchimento do formulário eletrônico de acordo com os critérios disponíveis em http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/ e comprovada pela documentação impressa.

3.2 A comissão de seleção recalculará a pontuação do candidato, mediante a divergência entre ficha de inscrição preenchida online e documentação comprobatória entregue. Será considerada válida a nota calculada pela comissão de seleção, podendo o candidato recorrer do resultado, seguindo as datas estabelecidas no calendário Anexo deste edital.

3.3 A Comissão de seleção é soberana quanto à aplicação dos critérios de avaliação e seleção definidos no presente Edital e seu Anexo. Os critérios de avaliação estão disponíveis no site do TPQB (http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/).

4. Resultado e Classificação

4.1 O resultado será divulgado no site do TPQB, na data estabelecida no calendário em Anexo deste Edital. Será divulgada uma listagem contendo a relação dos candidatos, o IG e a pontuação obtida após as 2 etapas.

4.2 O candidato aprovado será classificado pela ordem decrescente das notas obtidas após a análise da documentação impressa. Serão classificados como aprovados e não-aprovados.

4.3 O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do TPQB após o período de interposição e análise dos recursos.

5. Recursos

5.1 Qualquer candidato poderá solicitar recurso do resultado do processo seletivo, desde que obedecidas as datas estipuladas no calendário Anexo do presente Edital.

5.2 A interposição de recurso deverá ser encaminhada à Secretaria do TPQB, no horário de atendimento estabelecido no parágrafo 2.6

5.3 O resultado dos recursos será divulgado no site do TPQB, seguindo o calendário Anexo do presente edital

6. Matrícula

6.1 Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula e inscrição em disciplinas de acordo com o plano de trabalho aprovado pela comissão. O período de matrícula será divulgado pela secretaria do TPQB juntamente com o resultado final do Processo Seletivo e ficará disponível no site do TPQB.

6.2 O candidato selecionado que venha se matricular no curso de doutorado do TPQB deverá comprovar proficiência na língua inglesa, conforme critérios estabelecidos pela Comissão Deliberativa do Programa, disponíveis no site do TPQB.

7. Concessão de bolsas de estudo

7.1 Os candidatos selecionados optantes por dedicação ao Curso em tempo integral concorrerão a bolsas. As bolsas disponíveis no curso após a conclusão do processo seletivo serão alocadas em função da classificação elaborada pela Comissão de Seleção, com base no número de pontos obtidos pelo candidato no Processo Seletivo. Em caso de empate no número de pontos obtidos pelos candidatos, será utilizado como critério de desempate o maior Índice de Graduação (IG) do candidato.

8. Disposições Gerais

8.1 Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as cláusulas e condições estabelecidas no presente Edital e seu Anexo.

8.2 Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que prestar declarações ou apresentar documentos falsos.

8.3 Os candidatos não classificados terão 30 dias após a classificação final para fazer a retirada de sua documentação na Secretaria. Após esse período, a documentação remanescente será descartada.

8.4 Maiores informações: Tel.: (21) 3938-7565; e-mail: tpqb@eq.ufrj.br
Secretaria de Pós-Graduação da Escola de Química/UFRJ,
Centro de Tecnologia, Bloco E, 2º andar, sala 200,
Ilha do Fundão, CEP: 21949-900.

Profa. DSc. Lídia Yokoyama
Coordenadora da Pós-Graduação
Prof. DSc. Eduardo Mach
Diretor da Escola de Química da UFRJ

Links Recomendados: