Ementa da Disciplina: EQO703

Código: EQO703
Nome: A Indústria Química e o Comércio Exterior Brasileiro
Modalidade: Eletiva
Ementa: 1. A Indústria Química:

- Dimensão e Conceituação segundo as classificações oficiais e não oficiais de atividades e de produtos.

- Classificação fiscal de produtos. Nomenclatura Comum Mercosul/Sistema Harmonizado

- NCM/SH.

2. Operações de comércio exterior, Blocos Econômicos - Estudo dos Capítulos 27 ao 40 da NCM.

3. Barreiras não tarifárias - Metodologia de busca da informação de comércio exterior.
Bibliografia: BEHRENDS, Frederico L. (1998): Comércio Exterior. O mais completo manual, que conduzirá sua empresa a uma segura fonte gerador a de lucros. Porto Alegre, Ortiz, 4ª edição revista e ampliada.
Estudo de produtos relevantes da balança comercial do Complexo Químico- Análise por Blocos Econômicos - Estudo encomendado pela Finep - Executor SIQUIM - EQ/UFRJ - 2002.

BORSCHIVER, Suzana - "O Impacto da Indústria Química na Economia através do Sistema de Contas Nacionais do IBGE" Tese de Doutorado defendida em março de 2002, na Escola de Química da UFRJ, na área de Gestão e Inovação Tecnológica.

BOWEN, Harry; hollander, Abraham- "Applied International Trade Analysis". The University of Michigan Press, 2001.

ISIDORO, Ricardo Setor Químico Farmacêutico, Estrutura e a Questão dos Preços de Transferência - Tese de Doutorado.

KUNZLER, Jacob Paulo; MACIEL, Carlos (1995): MERCOSUL e o mercado internacional. São Paulo, Ortiz, 2ª edição revista e ampliada.

LOPEZ, Jose´Amoel Cortinas ; GAMA, Marilza" Comércio Exterior Competitivo" - Editora Aduaneiras, 2002.

Plataforma Tecnológica - "Identificação dos Gargalos Tecnológicos Determinantes da Importação de produtos Químicos, 2000 - Escola de Química da UFRJ e ABIQUIM.

Produtos Relevantes da Balança Comercial do Complexo Químico: Análise por Blocos Econômicos - Projeto elaborado pelo SIQUIM/UFRJ patrocinado pela FINEP.

WONGTSCHOWSKI, P. Indústria Química - Riscos e Oportunidades. 2ª. ed. São Paulo: Editora Edgard Blüster Ltda, 2002.
Cadastrado em: 04/02/2007 - 18:00
Última Atualização: 25/09/2013 - 11:12