Ementa da Disciplina: EQE768

Código: EQE768
Nome: Dinâmica e Controle de Processos Químicos e Bioquímicos
Modalidade: Eletiva
Ementa: 1) Modelagem de processos: funções de transferência, variáveis de estado, linearização, identificação.

2) Análise dinâmica: pontos de equilíbrio
e estabilidade.

3) Malhas de controle: hardware de controle, sintonia de controladores, critérios de desempenho de controladores e auditoria de
desempenho de malhas.

4) Compensação de tempo morto e resposta inversa.

5) Controle feedback multivariável: análise por RGA e SVD, projeto de
estruturas feedback multivariáveis.

6) Análise de Controlabilidade.

7) Controle Plant-Wide.

8) Controle baseado em modelo: controle por modelo interno (IMC), controle preditivo, controle adaptativo, controle inferencial.

9) Controle de sistemas amostrados: introdução aos sistemas discretos, análise e projeto de sistemas discretos, controladores digitais.

10) Observadores de estado: Filtro
de Kalman.
Bibliografia: B. A. Ogunnaike e W.H. Rays (1994), Process Dynamics and Control, Oxford University Press.

S. Skogestad e I. Postlethwaite (1997),
Multivariable Feedback Control.

K. Astrom e B. Wittemmark, Computer
Controlled Systems, Theory and Design, Prentice-Hall.

M. Morari e E. Zafiriou (1989), Robust Process Control, Prentice-Hall.

T. J. Harris, C.T. Seppala e L. D. Desborough (1999), A Review of Performance Monitoring and
Assessment Techniques for Univariate and Multivariate Control Systems, Journal of Process Control, 9, 1-17.

S. Skogestad e T. Larsson (1998), A review of plantwide control, Department of Chemical Engineering, Norwegian University of Science and Technology.

B. W. Bequette (1998), Process Dynamics, Modeling, Analysis and Simulation, Prentice-Hall.

W. L. Luyben e M. L. Luyben (1997), Essentials of Process Control, Mc Graw-Hill.
Cadastrado em: 17/03/2008 - 22:15
Última Atualização: 21/08/2014 - 07:48