Ementa da Disciplina: EQB703

Código: EQB703
Nome: Aproveitamento Biotecnológico de Recursos Naturais
Modalidade: Eletiva
Ementa: Matérias-primas e insumos. Recursos naturais no Brasil: potencialidades de aplicação biotecnológica. Critérios de escolha de matérias-primas. Classificação de matérias-primas. Matérias-primas sacaríneas. Matérias-primas amiláceas. Matérias-primas lignocelulósicas. Matérias-primas alcoólicas. Matérias-primas complexas. Aproveitamento de resíduos. Conceito de biorefinaria. Introdução à cromatografia líquida de alta performance (HPLC). Tratamento de amostras. Preparo de padrões. Análise de carboidratos e álcoois em HPLC. Caracterização e hidrólise de materiais amiláceos. Caracterização e hidrólise de materiais lignocelulósicos.
Bibliografia: Bergquist, C. (2001). 'Waters HPLC School'. Waters S.A., São Paulo.

D'Almeida, M.L.O. (1998). 'Celulose e papel, V.1. Tecnologia de fabricação da pasta celulósica', 2ª ed. Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, São Paulo.

Higuchi, T. (ed) (1985). 'Biosynthesis and Biodegradation of Wood Components'. Academic Press, New York.

Kennedy, J.F. ; Phillips, G.O.& Williams, P.A. (eds) (1987). 'Wood and Cellulosics: Industrial Utilization, Biotechnology, Structure and Properties'. Elis Horwood Ltd., Chischester.

Lima, U. A., Aquarone, E. & Borzani, W., eds. (2000). 'Biotecnologia', V. 1- 4. Edgar Blücher Ltda, São Paulo.

Perry, R.H. & Green, D.W. (1997). 'Perry's Chemical Engineering Handbook'. 7th ed. McGraw-Hill, New York.

Prescott, S. C. & Dunn, C. G., eds. (1982). 'Industrial Microbiology'. Avi Publishing Co., Inc., Westport.

Rehm, H.-J, Reed G., Brauer, H. (1999). 'Biotechnology', V.1-8., VCH Verlagsgesellschaft Publishers, Berlin.

Wayman, N. & Parek, S.R. (1990). 'Biotechnology of Biomass Conversion'. Open University Press, Milton Keynes, New York.

Whistler, R.L. (2001). 'Starch', 3rd ed. Academic Press, New York.

Periódicos:
- Advances in Biochemical