Ementa da Disciplina: EQB712

Código: EQB712
Nome: Análise e Gestão Ambiental na Indústria
Modalidade: Eletiva
Ementa: Introduzir, desenvolver e difundir os conceitos de gerenciamento ambiental baseado nas Normas ISO, e em outros sistemas de gestão que especifiquem os requisitos necessários para que uma organização crie um Sistema de Gestão Ambiental onde se avalia constantemente os estudos de impactos ambientais provocados pela sua operação, à aderência à legislação vigente, normas e padrões de controle, zoneamento ambiental, iicenciamento ambiental, ecologia industrial, avaliação de riscos e monitoramento, a comunicação com a comunidade, dentre outros requisitos. Promover o aprimoramento das técnicas e conhecimentos necessários ao desempenho profissional na área de auditoria de sistema de gestão ambiental para fazer face às necessidades do mercado. Estudo de casos.
Bibliografia: 1. Almeida J, R. , Melo, C. S. Cavalcanti, "Gestão Ambiental", THEX editora.

2. Brito, F. A ., Câmara, J. B .0., (1998), Democratização e Gestão Ambiental; Em busca do desenvolvimento sustentável, Editora Vozes 3ª edição.

3. Campos, V., (1992), "TQC controle da qualidade total, EDG - Editora de Desenvolvimento Gerencial, 7ª edição.

4. Chehebe, J. R" "Análise do Ciclo de Vida de Produtos" Ferramenta Gerencial da ISO 14000.

5. Cunha, S. B. , Guerra, A . J. T., (2003), A Questão Ambiental: Diferentes Abordagens, Rio de Janeiro: editora Bertrand Brasil, 1ª edíção.

6. Cunha, S.B. Guerra, A. J. T , (2002) "Avaliação e Perícia Ambiental"
Editora Bertrand Brasil, 4 edição.

7. Guerra, A .J. T. ,Cunha, S. B.,(2001) Impactos Ambientais Urbanos no Brasil, Editora Bertrand Brasif 1ª edição.

8. Jungstedt, L O . C., (1999) Direito Ambiental, Editora Thex, 1 edição.

9. Lora, E.E. S. "Prevenção e Controle da Poluição nos Setores Energético, Industrial e de Transporte.

10. Macedo, R. K., (1994), Gestão Ambiental (Os Instrumentos Básicos para a Gestão Ambiental de Territórios e de Unidades Produtivas), Editora ABES, 1ª edição.

11. Magrini, A, Santos, M. A., (2001) "Gestão de Bacias Hidrográficas", Editora COPPElUFRJ, 1ª edição.

12. Maimon, D., (1996), Passaporte Verde: Gerência Ambiental e Competitividade, - Rio de Janeiro: Ed Qualitymark., 1ª edição.

13. Manzini, Ezio., Vezzoli, Carlo; O desenvolvimento de produtos Sustentáveis tradução de Astrid de Carvalho,- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,(2002), 1ª edição.

14. Martini Júnior, L. C, Gusmão, A. C. F. (2003) Gestão Ambiental na Indústria-Editora Destaque, 1ª edição.

15. Muller-Plantenberg, C., Ab'Saber, A .N., (2002), Previsão de Impactos:
O Estudo de Impacto Ambiental no leste, Oeste e Sul; Experiências. no Brasil, na Rússia e na Alemanha, Editora da Universidade de São Paulo, 1ª edição.

16. Quintas, J. S. , (2002), Introdução á gestão ambiental pública - Brasma : Editora I BAMA , 1ª edição.

17. Rovere, E. L. L., D'avignon, A '1 Pierre, C. V., Kligerman, D. C., Silva, H.
V. O., Barata, M. M. L., Malheiros, T. M. M., (2000), Manual de Auditoria ambiental, Rio de Janeiro, Editora Qualitymark, 1ª edição.

18. Séguin, E, (2002) "O Direiot Ambiental: Nossa Casa Planetária", Editora Forense, 2ª edição

19. Silva, B. A, (2003), Contabilidade e meio ambiente: considerações teóricas e práticas sobre o controle dos gastos ambientais. Benedito Albuquerque da Silva- São Paulo: Annablumel FAPESP, 1ª edição.

20. Tauk-Tornisielo, S. M., Gobbi,N., Fowler, H. G., (1995), Análise Ambiental: Uma visão Multidisciplinar, Editora da Universidade Estadual Paulista, 1 edição.
Cadastrado em: 15/02/2007 - 14:24
Última Atualização: 26/09/2016 - 12:33