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Autora: Monique Dias Jardim Coimbra.
Orientador: Donato Alexandre Gomes Aranda.
A presente dissertação trata da investigação da utilização de fração do óleo fúsel, denominada nessa dissertação como Componente F, constituída majoritariamente por alcóois superiores, como terceiro componente visando viabilizar tecnicamente o emprego de percentuais mais elevados de biodiesel no óleo Diesel mineral.
A metodologia consistiu no desenvolvimento de etapas relativas à obtenção e à caracterização dos componentes e preparo, caracterização e estudo de estabilidade das misturas. As misturas foram caracterizadas de acordo com a especificação ANP para óleo Diesel rodoviário e a partir dos resultados tornou-se possível estabelecer que o percentual máximo de adição de biodiesel no óleo diesel, considerando como critério a permanência das características em concordância com os respectivos limites previstos na referida especificação, é de 20%.
Os resultados das misturas com a inclusão do Componente F demonstraram a viabilidade do uso do mesmo em uma mistura contendo 30% de biodiesel e 10% de Componente F, ou seja, perfazendo no total uma substituição de 40% do óleo Diesel por biocombustíveis.
A viabilidade da inclusão do componente F nas misturas Diesel/biodiesel é resultado da composição química do mesmo, que em sua maior parte, é representado por componentes leves que permitem que o combustível antes só com biodiesel e sem atender a especificação se enquadre totalmente na referida especificação.