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Autor: Leonardo Gomes Cardoso.
Orientadores: José Vitor Bomtempo Martins e Helder Queiroz Pinto Jr.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial a diversificação vem se mostrando uma das principais estratégias de crescimento das empresas, principalmente pela possibilidade de agregar valor a recursos existentes dentro da organização, de reduzir os custos de transação, de reduzir a exposição ao risco e de assegurar o acesso a insumos chave.
O presente trabalho apresenta um esquema analítico denominado Diagrama dos Níveis Hierárquicos de Análise Estratégica cujo objetivo é categorizar indicadores qualitativos e quantitativos que permitam a observação das estratégias de diversificação de empresas em negócios ditos não dominantes. Outro objetivo do quadro analítico proposto é a identificação de fatores críticos para o sucesso dessas estratégias.
Como exemplo da aplicação do diagrama, estuda-se o caso da participação de empresas de petróleo em petroquímica, a partir da análise do comportamento das três maiores empresas privadas de petróleo com significativa participação em petroquímica (ExxonMobil, Shell e BP).
O esquema analítico demonstra que não existe uma estratégia padrão para a atuação de empresas de petróleo em petroquímica. Esta falta de padrão decorre principalmente da existência de recursos, ou competências, idiossincráticos a cada empresa.
Apesar da falta de padrão, é possível estabelecer condições críticas para o sucesso dessas estratégias: foco em locais de matéria prima barata e/ou onde a demanda apresenta maiores taxas de crescimento, foco em produtos com maior volume, crescimento de joint-ventures (diretamente relacionado com a questão geográfica) e investimentos em tecnologia.