Site antigo: versão de 03/09/2021
Clique aqui para acessar a nova página
Ver Legenda
Página Existente
Página não encontrada
Autora: Margareth Judith Souza de Carvalho
Orientadores: Peter Rudolf Seidl, Carlos Rodrigues Pereira Belchior
Este trabalho verifica o impacto da viscosidade do óleo lubrificante no consumo de combustível de um motor diesel. As amostras de óleo lubrificante foram testadas em um motor monocilíndrico de quatro tempos e injeção direta de combustível acoplado a um dinamômetro eletro-magnético, sob diferentes condições de carga e rotação. O motor foi alimentado com óleo diesel metropolitano comercial S500 (500 ppm de enxofre) contendo 4% de biodiesel (B4). As formulações dos óleos lubrificantes e a metodologia dos testes foram desenvolvidas para medir o consumo de combustível decorrente do uso de lubrificantes automotivos mono e multiviscosos, sob condições de operação próximas às de uso real.
Os resultados demonstram que a economia de combustível obtida com as amostras de óleos multiviscosos é maior que aquela obtida com óleos monoviscosos. Buscou-se a confirmação dos resultados investigando-se o atrito no motor utilizando o método da linha de Willans nas amostras de óleo lubrificante que proporcionaram o menor e maior consumo de combustível.