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Autora: Luciana Santos Gama.
Orientadora: Suzana Borschiver.
Neste trabalho, o referencial teórico reporta-se à evolução do planejamento estratégico e ao modelo das cinco forças competitivas que determinam a intensidade da concorrência na indústria. Relata-se também o estudo de empresas brasileiras que atuam no mercado de cosméticos nacional e que procuram ampliar seus mercados investindo em exportações para os Emirados Árabes Unidos.
O estudo de caso do mercado árabe identifica tendências que refletem ameaças, fatores de sucesso e oportunidades para as exportações brasileiras. A partir do estudo, constatou-se que a categoria de cosméticos identificada como uma das principais oportunidades para exportações pelas empresas brasileiras, é a de produtos capilares: shampoos e cremes hidratantes, que baseado no panorama sobre o consumo de artigos desta categoria, pelos consumidores árabes, destaca-se por serem classificados como os produtos que possuem o maior volume de vendas no mercado emirático.
Os resultados encontrados indicam a descrição do comportamento estratégico a ser seguido por empresas de cosméticos que desejam atuar com sucesso, naquele mercado, segundo o modelo de gestão "Análise Estrutural da Indústria" de Michael Porter que determina a atração relativa de um mercado.